a paróquia

NOSSA HISTÓRIA

Em 1820, alguns moradores da região, construíram uma pequena Capela, coberta de palhas, dedicada a N. Sra. da Piedade, no mesmo lugar onde hoje está a Catedral. A imagem recebeu em 1829 a doação de uma quadra de terras, feita pelo morador João Teixeira Nunes. A intenção era que ali, se construísse uma nova Igreja bem maior e se criasse a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade.

Aos 7 de maio de 1836, por lei provincial nº 32, foi criada a Freguesia, ou seja, a Paróquia de N. Sra. da Piedade, às margens do Rio Tubarão. O nome Tubarão, vem do Cacique Tubá-Nharô, que dominava nessas regiões. A Freguesia cresceu e em 27 de maio de 1870, se tornou Município, desmembrado de Laguna.

Nesta época, já o povo católico estava terminando a construção da nova Igreja Matriz, que por mais de um século acolheu os fiéis devotos. Com grande trabalho pastoral dos padres e das religiosas no atendimento espiritual e social ao povo, aliado ao empenho do Poder Público e a garra dos tubaronenses, Tubarão foi criando nova fisionomia.

A cidade cresceu e se tornou importante pólo da Região Sulina. Para tal, foi importante a colaboração marcantes: o Colégio São José, o Hospital, o Grupo Escolar Hercílio Luz, A Estrada de Ferro D. Tereza Cristina, o Comércio, a Agricultura, a Pecuária, A Cia. Siderúrgica Nacional.


Assim, em 15 de agosto de 1955, Tubarão agraciada com a Sede do Bispado, recebe o 1º Bispo Dom Anselmo Pietrulla. A antiga Igreja Matriz passou a se chamar Catedral Diocesana. Já nesse tempo era pequena demais para receber a enorme afluência dos fiéis.O povo pediu uma nova Catedral, mais espaçosa, moderna e atraente. Portanto, uma valente equipe de leigos batalhadores e a generosa colaboração dos fiéis, tendo à frente o pe. Raimundo Ghizoni, então pároco da Catedral, fizeram surgir o majestoso Templo-Casa de nosso Deus e de nossa Mãe, a Senhora da Piedade. O projeto da “nova Catedral” foi realizado pelo arquiteto Carlos Barontini.

DATAS PRINCIPAIS:

15/08/1965 – Lançamento e Bênção da Pedra Fundamental.

15/08/1970 – Transladação da Imagem da Padroeira, saindo da velha igreja para a nova Catedral. Início das celebrações litúrgicas.

05/12/1971 – Inauguração e Consagração.

Somos uma comunidade atenta aos anseios, sonhos e cansaços dos homens e mulheres de nosso tempo. Queremos ser um espaço de descanso e acolhida para os peregrinos, oferecendo o alimento da Palavra e da Eucaristia.

Também somos peregrinos. Temos a missão de “ir pelo caminho”, fazendo arder a caridade nos corações. A nossa peregrinação acompanha aqueles que estão perto e aqueles que estão longe, principalmente os mais pobres e abandonados.

A nossa paróquia quer estabelecer um diálogo que aproxima a fé e pensamento, o sagrado e a cultura, o divino e o humano, os crentes e os não crentes. Estamos na praça da cidade para dialogar com aqueles que por aqui passar.

Padre Eduardo Rocha - Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade

COMUNIDADES

A paróquia Nossa Senhora da Piedade

possui as seguintes comunidades:


Madre

Mato Alto

Santa Rita

Santa Luzia

Congonhas, 
Santo Antônio

Vila Moema

Catedral. 

 

1/5
CONTATO

Rua Senador Richard, 110, Centro

Tubarão - Santa Catarina

(48) 3622-1631

Email: [email protected]

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Coach Pessoal. Criado orgulhosamente com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now